+55 31 3286-0166 contato@mixingbar.com

Mistura de sal e doce intensifica sabor dos drinks

27/05/15

Maxixe, vinagre, alecrim, carne seca, azeitona, tucupi, torresmo, alga e açafrão. Parece uma lista de supermercado, mas é o rol de ingredientes descobertos pelos bartenders mais descolados do país. Segundo Tony Harion, diretor da Mixing Bar e embaixador da vodca Grey Goose no Brasil, o retorno dos drinks clássicos, consagrado no remake do Grande Gatsby de 2013, dá vez a novas tendências. Mesmo ainda pouco conhecido pelo público geral, Harion garante: “Os drinks salgados são a bola da vez”.

O movimento que desembocou nesse resultado foi uma maior interação dos bartenders com os chefs e a influência dos ingredientes da cozinha no bar. A azeitona sempre foi detalhe imprescindível de um dry Martini, mas agora pedaços de bacon já estão sendo o destaque dos bloody marys. Criações mais ousadas levam vinagre, tinta de lula, gema de ovo e manteiga de garrafa.

“Ingredientes salgados são catalizadores de sabor, abrem as papilas gustativas e intensificam a percepção dos outros elementos do drinque”, explica Fábio La Pietra, bartender italiano do consagrado SubAstor, criador de drinques que levam maxixe, carne seca e vinagre balsâmico. “O segredo é conhecer bem seus ingredientes e pensar que eles se completam. Se não tiver motivo para colocar sal, não vou colocar. E é legal quebrar paradigmas: um drinque doce com notas salgadas é muito mais interessante. E vice-versa”. É o caso de sua criação Jaçanã Flip, que combina ingredientes como ovo de codorna, cachaça envelhecida, vinho do porto, açúcar e pimenta-de-macaco.

Priscilla Portugal para Revista QG – 18/04/2014

O Bloody Mary é o drink clássico mais conhecido entre os salgados. Ele permite muita improvisação quanto a quais temperos adicionar, e modéstia à parte, a versão da Mixing Bar arranca suspiros dos aficionados. A receita do sucesso é segredo, mas podemos adiantar que um suco de tomate de primeira e alguns temperos da culinária crioula de New Orleans certamente tem algo a ver com esse sucesso…

Dica Mixing: Substitua a vodka por Tequila, Gin ou Aquavit e descubra o seu preferido. Você vai se surpreender com as possibilidades.

OrkutGoogle BuzzLinkedInStumbleUponDeliciousShare

Comente:

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.