+55 31 3286-0166 contato@mixingbar.com

1° NBA 2011 – Mixing Lab

31/01/11

Aconteceu nesse fim de semana a primeira edição do NBA Mixing Lab de 2011, na sede da Mixing Bar em Belo Horizonte.

NBA é a sigla para No Beer Allowed (Proibido Cerveja), uma festa em formato de workshop em que só é permitido beber coquetéis.

Mas como transformar uma festa em workshop? Muito simples, basta adicionar algumas regras simples.

As nossas regras foram as seguintes:

  • Ficou expressamente proibido fazer drinks para si mesmo. Só foi permitido beber o que fosse preparado por outra pessoa, logo, todo drink feito deveria ser ofertado a alguém;
  • Cada convidado pôde trazer um acompanhante, para ser iniciado na arte da coquetelaria;
  • Todos os presentes tiveram que pôr a mão na massa. Os acompanhantes puderam contar com a tutoria dos bartenders de plantão, ou então seguir carreira solo e consultar os vários livros de receita espalhados pela casa.

Além de muito divertido, o NBA do Mixing Lab foi extremamente proveitoso. Primeiro, porque nossos profissionais velhos de casa tiveram a chance de criar novas receitas e testar os ingredientes criados na nossa tão esperada calmaria de janeiro;

Segundo, nossos bartenders mais novos puderam praticar à vontade e até brincar com nossas Garrafas Premium, deixando de lado a zona de conforto e experimentando com gins, brandys e bourbons;

E terceiro, os acompanhantes, até então amadores, aprenderam noções básicas de coquetelaria e debutaram atrás do bar, servindo coquetéis clássicos e enchendo seus mentores de orgulho.

Um dos pontos altos do NBA foram os Tiki. Drinks Tiki são drinks exóticos de inspiração polinésia, complexos, equilibrados e deliciosos. Seu preparo, no entanto, exige ingredientes artesanais de difícil preparo e curta validade. Não é necessário dizer que nossos bartenders se esbaldaram  com a nova fornada de Falernun, Pimento Dram, Néctar de Banana e licores de baunilha recém saídos do nosso laboratório, e polvilharam a noite com “Fantasmas do Barba Negra”, “Bermuda Swizzle”, “Castaway” e variações.


Outra linha de experimentação que rendeu muitos coquetéis foram os drinks levemente salgados, que são uma forte tendência para 2011. Merece destaque o Celery Habit (aipo, suco de limão, gin, simple syrup, bitter de grapefruit, uma pitada generosa de sal de aipo, e sálvia da nossa horta para enfeitar).

Os clássicos ficaram por conta dos iniciantes, que aproveitaram os professores à paisana para aprender desde como segurar uma coqueteleira ou a quantidade ideal de gelo até como preparar Margaritas, Queen’s Park Swizzles, Cosmopolitans, Mojitos, Manhattans, Bloody Marys, Tequila Sunrises, Black Russians e Negronis.

Nosso saldo final foi de muita diversão, algumas novas receitas e, principalmente, a satisfação de difundir a arte da coquetelaria e de beber entre amigos.

O Sucesso do primeiro NBA de 2011 promete. Em breve, as receitas dos drinks campeões, e mais notícias sobre próximas edições!

[EDIT]: Para participar em futuras edições, deixe um comentário ou siga nosso twitter. Faremos o possível para acomodar todos os tipos de apaixonados por cocktails, amadores ou profissionais.

OrkutGoogle BuzzLinkedInStumbleUponDeliciousShare

10 comentários

  1. Emerson disse:

    gostaria muito de participar da proxima manifestação!tenhamos em contato…

  2. Bacana Emerson!

    No Próximo, você está dentro!

    Grande abraço,

    Tony

  3. Felipe disse:

    Pode colocar o meu nome e da Carol, minha senhora no próximo!

  4. Bacana Felipe! Valeu Pela Força!

    Abraços,

    Tony

  5. Alessandro disse:

    Ish, quero participar do próximo! Tô com medo desse pessoal fera!! Vou ficar bem tímido no meu canto :-)

  6. Nada, Alessandro.
    Pode ficar tímido no início, mas no segundo drinks você vai estar em casa!

    Esperamos você!

    Parabéns pelo blog e obrigado pela visita!

    Abraços,

  7. Alan Costa da Silva disse:

    Adorei esta idéia e quero muito participar do próximo evento. Com certeza sairei de Sao Paulo para BH prestigiar, aprender e divertir-me.
    Abraços,

  8. Fantástico Alan! Será um prazer!

  9. Helga Andrade disse:

    Não deixe de me re-convindar pro próximo encontro, seu Tony!

    Prometo levar alguns brinquedinhos…

    : )
    Beijo!

  10. Claro Helga! Será uma honra! Bjo!

Comente:

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.